...canta, há muitos anos, o Bonga, com o pensamento assente nas desgraças do seu país, e de como este se tem vindo a destruir a ele próprio.

Quantas vezes temos nós "lágrimas no canto do olho" por motivos assim? Ou mesmo por vermos quem amamos, ou quem nos é próximo, triste?

Andamos demasiado centrados nos nossos próprios problemas, como se cada um de nós fosse uma ilha.
Ontem, hoje, amanhã, eu isto, eu aquilo... e à volta cada vez é maior a necessidade de outras pessoas de uma ajuda. E surpreender-nos-ia descobrir que, por vezes, essa ajuda pode ser um simples sorriso?

O mendigo que se cruza connosco, diariamente, é uma pessoa, om sentimentos e uma história de vida que o trouxe até ali. Que tal um dia, dizer-lhe olá? E outro dia qualquer, sentarmo-nos com ele e ouvir a sua história? Será concerteza bastante mais enriquecedor do que qualquer valor monetário, e ainda podemos descobrir que a nossa ajuda pode ser crucial.

Há também os amigos que precisam de um simples abraço. E na azáfama em que andamos nem nos apercebemos daquela lágrima no canto do olho que tanto quer ser partilhada.

É tão mais feliz o ser que vive verdadeiramente, vivendo verdadeiramente os outros. Sentindo uma lágrima no canto do olho pel'"a avózinha que está sozinha a ver a morte aproximar".