Pois é. Hoje, não sei porquê (talvez pelo facto de ontem ter dito que morri), resolvi levantar-me e fazer limpezas. Confesso que nunca tive muito jeito para a coisa...lembro-me da minha mãe me mandar limpar o pó e quando tirávamos o naperon do sitio, havia um lindo rendilhado de pó com a forma dos buraquinhos do dito...

Mas voltando a hoje. Arrumei, deitei fora papéis, usei a pré estabelecida "gaveta" (aquela gaveta que todos temos em casa em que acaba por se por tudo o que não se sabe mais onde há de por) e aproveitei-a bem, arejei, sacudi o edredão, fiz uma sopa de peixe deliciosa (modéstia à parte) e no fim senti-me feliz :)

Se tivesse acordado e alguém me tivesse dito: SOFIA VAI ARRUMAR QUE A CASA ESTÁ UM NOJO", provavelmente eu teria dado meia volta na cama, murmurado um "já vou" entre dentes, voltando a adormecer e passado a tarde a ver TV ou outra banalidade. Mas não. Foi livre e espontânea vontade. E agora vem a reflexão: não deveríamos fazer mais coisas por livre e espontânea vontade???

Claro que não estou a falar de atirar uma pedra à cabeça de alguém (não que não apetecesse, a certas pessoas, mas isso seria um sinal de insanidade mental...), mas...uma coisa simples. Dançar! Quantos de vocês dançam porque vos apetece? Quando vos apetece?
Experimentem por uma musica que vos faça ter vontade de mexer. Fechem os olhos e esqueçam tudo, como se só houvesse o som e o vosso corpo. Vão dançar como nunca o fizeram e no fim sentir-se libertos de algo ao qual nem sabiam estar presos! Chamam-se preconceitos :)

Não é de propósito, mas há tanta coisa que fomos apreendendo que nos foi incutido, que nos esquecemos que temos uma "livre e espontânea vontade". Queremos jogar futebol. Mas "não dá tempo, estou cansado, tenho que ir às compras..." e que tal NÃO pensar essas coisas? Ser um pouco impulsivo? Acaba-se o jogo e o cansaço passa de cansaço a "cansaço bom", como aquele em que passamos horas a fazer amor e acabamos exaustos...

Há anos que auerem tirar um curso de fotografia. Mas agora não dá jeito, depois vem os bebés o tempo escasseia, continua a amar-se fotografar mas ficamos pela nossa digital nas festas de família. E que ta, arriscar? Será que isso ,eventualmente, não poderá transformar-nos nos "melhores fotógrafos da familia" aos melhores da cidade ou mais ainda??? Ou apenas trazer-nos arealização de termos feito algo que sempre quisemos??
"Cozinhar o meu prato preferido. Oh, da muito trabalho, vou ver a novela". Não! Afinal, de certeza que depois do jantar, vai haver uma sensação tão boa de satisfação e realização, que nem se vai lembrar que existe uma coisa chamada novela! :)


Vamos agir mais de livre e espontânea vontade? Vamos dançar, cantar, saltar, gritar, andar de bicicleta, comer um bolo, abraçar um amigo, dar um beijo ao nosso pai, ligar à nossa amiga da Suíça... seremos todos mais felizes. Que acham??

Um pouco extremista talvez...mas comecemos por aplicar às pequenas coisas. Tenho a certeza que algo vai mudar. Nem que seja um bocadinho. E para melhor...não é bom mudar para melhor?


:)

Beijinhos e abraços! Bora dançar? ;)


Sofy